segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Experimentos materiais alternativos - PRENSA HIDRÁULICA

HIDROSTATICA – Principio de Pascal (Prensa Hidráulica)


Material: Seringas de 5ml(2) e 10 ml(2), caixa de sapato, pedaço de mangueira.

Procedimento:

  • Retire os êmbolos das seringas.
  • Corte duas mangueiras de equipossoro de, aproximadamente, 35cm cada uma.
  • Acople duas seringas de 5ml à uma das mangueiras. Faça o mesmo processo para as outras seringas de 5ml e 10ml com a outra mangueira.
  • Encha as duas seringas de 5ml em algum recipiente com água (não deixe formar bolhas de ar). A mangueira, também, deverá estar completamente cheia de água e sem bolhas de ar.
  • Coloque os êmbolos nas seringas sem deixar entrar bolhas de ar.
  • Com uma das seringas do sistema 5ml- 5ml, injete água na outra seringa. Uma das seringas ficará cheia até, aproximadamente, a marca de 5ml e na outra seringa restará alguns centímetros de água. De algum jeito tire este resto de água da seringa, de forma que, o êmbolo fique totalmente encostado no fundo da seringa.
  • Repita este mesmo processo para as outras seringas de 5 e 10ml. Neste caso, a seringa de 10ml injetará água na seringa de 5ml, de modo que ela fique vazia.
  • Na caixa de papelão faça quatro furos de acordo com o tamanho das seringas, ou seja, as seringas deverão passar por estes furos (ver esquema de montagem).
  • Encaixe os sistemas de seringas nos furos da caixa (ver esquema de montagem).
  • Coloque uma das caixas de fósforo, presa por fita adesiva, sobre a seringa que estiver com o êmbolo abaixado do sistema de seringas de 5 e 5ml. A outra caixa deverá ficar presa sobre a seringa de 10ml, a qual deverá estar com o êmbolo abaixado.
  • Coloque as bolinhas de gude, mesma quantidade, dentro das caixas de fósforo.
  • Pressione, ao mesmo tempo, os êmbolos das seringas de 5ml dos dois sistemas.
  • Observe se a força feita nos dois êmbolos será a mesma para os dois sistemas.
  • Repita o experimento várias vezes para peceber a diferença de força aplicada nos sistemas.

Utilização:

O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.

Uma aplicação simples deste princípio é a prensa hidráulica. A prensa é um dispositivo com dois vasos comunicantes, que possui dois êmbolos de diferentes áreas sobre a superfície do líquido. Veja como funciona uma prensa hidráulica no desenho abaixo:


Esse dispositivo baseia-se no Principio Pascal;


Aqui temos o esquema de um elevador hidráulico. A prensa é um mecanismo eficaz de aumento da força aplicada. Para isso basta construir um dispositivo com área maior do que a área na qual se vai aplicar a força. Fazendo isso podemos levantar o carro. O mesmo vale para o sistema de freio hidráulico de um carro.


Esse dispositivo baseia-se no Principio Pascal;

“ que afirma que quando um ponto de um fluido incompressivel em equilibrio sofre uma variação de pressão, todos os outros pontos também sofrem a mesma variação.”

Variação de plataforma de ENTRADA, é igual à variação na plataforma de SAÍDA ( Pe e Ps), P=F/A.


Dessa forma vemos que se Ae for bem menor que As, para que possamos manter a IGUALDADE, Fe também deve ser bem menor que Fs.



A pressão em B é 4 vezes maior que em B.

2 comentários:

  1. Agradeço a ajuda, estou procurando a explicação para um sistema hidráulico com seringas, porque fiz um guindaste hidráulico para feira de ciências e finalmente achei um site decente.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço á Deus, pq pedi ele para me ajudar a encontrar uma explicaçao para mim estudar para explicar na feira de ciencias, e quando eu menos esperei ele me mostrou esse site que tem exatamente o que preciso saber para explicar na ferira de ciencias. embora estou estudando em cima da hora pq hoje eh 30/10/2014, e a feira de ciencia eh hoje á noite. e tenho o sufuciente para explicar na feira. amem!!!!!!!!

    ResponderExcluir